domingo, 17 de julho de 2016

O soldado José Cunha de Oliveira

Reviver a história é uma das atividades mais importantes na estruturação de nossos valores. Resgatar nossos heróis e nossas conquistas é, ainda que ato tímido e desapercebido, um dos préstimos mais valorosos a que podemos à sociedade ofertar.

Esta postagem tem o propósito de tecer homenagens ao soldado amparense José Cunha de Oliveira, combatente voluntário do Batalhão 23 de Maio, sob o comando do Padre Abreu. O herói, natural da cidade de Amparo, alistou-se de modo voluntário no referido batalhão e foi bravamente lutar no setor de Socorro, cidade vizinha a Amparo e limítrofe de Minas Gerais.
Para melhor contarmos o episódio da participação deste soldado na Guerra Cívica de 1932, valemo-nos do recurso imagético de transpormos as páginas do livro "Histórias da Vovó" (Ed. Espelho D'água, 2015), de autoria de Vera Cunha Godoy Pozzebon em que, de modo íntimo e familiar, a autora, prima de José Cunha de Oliveira, relata esses acontecimentos, à luz de aprazíveis dados e a partir de uma escrita formidável e convidativa.

O Batalhão 23 de Maio, em Socorro/SP. Na foto, identifica-se, no centro superior, Homero Pimentel. Agachado, sem chapéu, JOSÉ CUNHA DE OLIVEIRA.








Agradecimentos especiais aos amigos Mauri Cunha, filho de nosso herói, pelas constantes informações e ao Dr. José Eduardo Pimentel de Godoy, nosso mestre e doador do referido livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário