terça-feira, 2 de agosto de 2016

Posse Governador Carlos de Campos 1924

Publicamos uma raríssima foto da posse do Governador Carlos de Campos, datada de 1º de maio de 1924 (décimo segundo governante), em uma belíssima sala do Palácio dos Campos Elíseos, sede do Governo Paulista à época.
Carlos de Campos foi ilustre político paulista, filho do também Governador de São Paulo, Bernardino de Campos. Teve estreita ligação com a cidade de Amparo, vindo residir neste burgo em 1866, ainda criança, por conta  da transferência de seu pai como advogado local. Semelhante ao pai, formou-se pela tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, nas tradicionais "Arcadas", berço acadêmico do Brasil. 
Com a proclamação da República, Carlos de Campos foi incumbido de assumir o Governo Provisório em Amparo (Intendente Municipal), exercendo o ofício de modo ímpar. Posteriormente, transferiu-se à capital São Paulo, onde construiu influente nome na política bandeirante.
Foi, por diversas ocasiões, Deputado Estadual, tendo ocupado a Presidência da Câmara Estadual por 08 gestões. Alçou, também, os cargos de Secretário Estadual em diversas pastas e o de Senador Estadual. Consagrou-se, por evidente, como Governador de Estado (Ver mais detalhes biográficos no quadro que se segue na postagem).
Durante a Revolução de 1924, os revolucionários tenentistas tencionaram, pelas armas, a deposição de seu governo que, à luz dos insurgentes, representava a opressão e desmandos políticos da oligarquia paulista.
Criou, no ano de 1926, a Guarda Civil do Estado de São Paulo, existente até o ano de 1970.



Fotografia do acervo de Maria Sylvia Toledo, bisneta de Bernardino de Campos.




Aspectos biográficos de Carlos de Campos, Arquivo da ALESP. 





Abaixo, imagens da capital paulista durante a Revolta de 1924.


Rua Conselheiro Crispiniano, vendo-se ao lado esquerdo o Teatro Municipal.


Rua dos Trilhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário