segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

BENEDITO CALIXTO: UM PINTOR PAULISTA

Em que pese toda a problemática das mazelas da preservação do nosso passado, temos de reconhecer o grau de privilégio do Estado de São Paulo em relação a certos quadrantes da história de Piratininga, invejável se comparado a outras unidades da federação.
Há notável mapeamento de nossa geografia, da genealogia (Pedro Taques e Silva Leme) e grande parte dos acontecimentos históricos de renome foram registrados e tornados literatura.
A figura do paulista BENEDITO CALIXTO é, nesse contexto, obrigatória quando se trata de avultar elementos centrais deste projeto de preservação.
Pintor de renome, eternizou em suas telas as principais passagens da história Bandeirante, ainda que imaginando-as dado o correr dos séculos. Foi também retratista dos principais nomes de seu tempo, como governantes e membros de abastadas famílias.
Entretanto, enganam-se aqueles que restringem o campo de atuação deste paulista a telas e outras obras de arte criadas pelas penas e pincéis. Benedito Calixto foi também insigne genealogista e historiador da terra paulista, escrevendo uma das mais referenciais obras sobre o histórico das Capitanias Hereditárias do Brasil Colônia, dando enorme suprimento historiográfico ao estudo da fundação e desenvolvimento da Capitania de São Vicente e, posteriormente, Capitania de São Paulo, enorme torrão de terra que compreendia, entre outros, o Estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso etc.
Desse modo, fazemos aqui um rápido registro da importância fulcral do nome de Benedito Calixto à historiografia e cultura brasileiras, convidando o (a) prezado (a) leitor (a) a se aprofundar na biografia deste surpreendente paulista.
Hoje, suas telas, valiosas tanto do ponto de vista cultural como do econômico, são peças de Museus e de coleções particulares e simbolizam a eternização da história de São Paulo, sendo, na maioria das vezes, inéditas e únicas ao fim proposto pelo demiurgo.
Viva Benedito Calixto!

Auto- retrato


Padre Anchieta

Fundação de Santos

Fundação de São Vicente

Igreja do Carmo e Pelourinho

Largo da Sé

Casa Martim Afonso de Souza

Martim Afonso de Souza

Maestro Carlos Gomes

Imperador D. Pedro I

Marechal Deodoro da Fonseca

Bandeirante Domingos Jorge Velho



Nenhum comentário:

Postar um comentário